21 dez 2016

Três olhares para 2017: sonhar e planejar para realizar

Já estamos em meados de dezembro. Isso significa que daqui a pouco estaremos dando boas vindas para um ano novinho em folha. Para alguns a sensação é maravilhosa. Para outros nem tanto. Cada pessoa encara períodos de transição de forma diferente, e tudo bem. 

Momentos assim invariavelmente nos trazem sensações que dependem de quão satisfeitos estamos com a forma como o ano que está terminando se desenrolou e que resultados obtivemos nesse período.

Isso é fenomenal!! Por que? Porque nos dá a chance de observar, avaliar, refletir e ajustar as coordenadas para avançar em relação aos resultados que queremos para o próximo ano.

Três olhares são fundamentais nesse momento para ajudar você e qualquer pessoa, independente do seu papel no mercado e atuação pessoal, para dar as boas vindas a 2017 e seus desafios:

Olhar para o presente e identificar os resultados

Que resultados positivos obtive?
Que resultados negativos obtive?
Qual a distância entre os resultados obtidos e a meta?
Seja o balanço fantasticamente bom, ou terrivelmente ruim, pelo que eu posso agradecer?

Olhar para o passado e relembrar nossos objetivos e esforços

Qual era minha meta para o ano?
O que eu fiz para alcançar a meta? Que oportunidades aproveitei?
O que eu poderia ter feito diferente?
O que eu deixei de fazer? Que oportunidades deixei de aproveitar?
O que eu aprendo com isso?

Aqui a ideia é verificar dados O QUE ACONTECEU OU NÃO ACONTECEU positivo e negativo. Fuja de julgamentos e lamentações. Foque no que depende de você. Qualquer coisa além do que você tem controle é insanidade querer controlar.

“O passado é um ótimo conselheiro mas um péssimo companheiro de viagem”

Olhar para o futuro e estabelecer ações concretas e assertivas

Agora que eu já identifiquei dados e fatos sobre os resultados que angariei durante o ano, posso fazer mudanças, olhar para frente e escolher ações que poderão ajustar o meu curso na direção em que quero ir.

Faz sentido manter o objetivo antigo e ajustá-lo, ou devo redefinir?
Que aprendizados vou aplicar daqui em diante?
Quais são as opções que tenho?
O que eu quero fazer sobre isso?
O que eu vou fazer? (eleja 1 ou 2 das opções para atacar primeiro, fuja da tentação de traçar muitos objetivos e metas e aumente as chances de concluir o que começar)

Se você tiver alguém de confiança com quem você se sinta à vontade e seguro para compartilhar seu levantamento, aprendizado e objetivos, compartilhe e tenha encontros ao longo do próximo ano com essa mesma pessoa para juntos conversarem sobre as evoluções. Isso ajuda muito a colocar os pensamentos em ordem, estabelecer conexões entre fatos e resultados, e ampliar a chance de assertividade sobre ações e decisões.

Nós da Emovere You, Cláudia Krüger e Claudia Santos contamos, além de conselheiros pessoais, com dois mentores com quem frequentemente compartilhamos nossa empreitada empreendedora e de quem recebemos orientações, conselhos e companhia.
É algo que faz diferença e recomendamos com empenho.

Se você quiser nossa companhia com insights sobre como podemos ajudar você, sua empresa e seu RH a alcançar seus objetivos, conte conosco. Faça contato e compartilhe suas necessidades.

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos na sua caixa de email.

Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.

A Emovere You deseja a você e sua família um Feliz Natal, e que seus planos para 2017 se concretizem na vida pessoal, profissional e nos negócios.

Que em 2017 você tenha ainda mais motivos para agradecer.

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.