01 fev 2017

RH Denorex – O RH que parece, mas não é (parte 4)

Em contraponto ao RH Denorex – O RH que parece, mas não é, semana passada tratamos da segunda atribuição básica do RH de verdade. Vamos continuar essa conversa, falando hoje sobre manutenção.

O que é manunteção

Neste caso, manutenção significa primar para que o contrato de trabalho esteja sendo conduzido da forma como foi combinado. Essa ação objetiva que o RH aja como um auditor das boas práticas no trato com o colaborador.

Para isso o gerente de RH deve olhar com cuidado para os documentos, os processos, o ambiente profissional e fazer algumas perguntas importantes.

Perguntas importantes

Salários

Os salários estão sendo calculados corretamente ou estão havendo muitos erros? Os salários estão sendo pagos dentro dos prazos pré estabelecidos ou está havendo atrasos?

Benefícios

Os benefícios sociais estão sendo respeitados conforme consta em contrato, ou está havendo alguma incongruência?

O que mais?

Há algo mais que a organização pode incrementar nos benefícios oferecidos e assim aumentar ainda mais a fidelização da sua gente no que tange esse tema?

O Ambiente

O ambiente de desenvolvimento dos trabalhos da organização, em todas as áreas, é seguro, é salutar, propicia a produtividade, o melhor desempenho, ou há melhorias que precisam ser implementadas?

O clima organizacional, as relações entre colegas de trabalho, equipes e líderes são saudáveis, ecológicas, ou estão tóxicas, com muita rivalidade entre panelinhas que se “bicam” o tempo todo?

Um RH de verdade mantém o radar ligado

Cabe ao RH ficar atento e identificar qualquer fator relacionado às pessoas da organização que estejam incongruentes e consequentemente possam trazer risco para a empresa em relação à legislação ou à queda de produtividade e desempenho.

Tudo que tem a ver com as pessoas no ambiente de trabalho (o visível e o invisível) reflete no desempenho da organização.

Você tem ou é um RH de verdade?

Um RH de verdade tem essa responsabilidade em seu radar e prima para se antecipar se possível, a qualquer um dos fatores acima mencionados.

Seu RH faz isso? Se não faz cuidado! Sua empresa pode estar em risco.

Cláudia Krüger é Sócia na Emovere You

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.