25 jan 2017

RH Denorex – O RH que parece, mas não é parte 3

Dando continuidade a nossa conversa sobre RH Denorex – O RH que parece, mas não é, vamos falar hoje sobre a segunda atribuição básica do RH, a aplicação. Atenção, se você não leu os artigos anteriores: RH Denorex – O RH que parece,  mas não é parte 1 e parte 2, vai lá e lê, é rápido! Para então dar continuidade à parte 3.

Aplicação: O RH é também um Designer

Além de definir as pessoas que irão compor a empresa, cabe ao RH o desenho e descrição de cada um dos cargos, suas especificidades e abrangência.

Da mesma forma que ocorre num time de futebol, no fim do dia, se a bola estiver quicando, qualquer um deve ter a capacidade de fazer o gol, muito embora essa seja responsabilidade primeira do atacante. O mesmo acontece numa organização. Todos devem estar aptos a dar continuidade às ações necessárias para manter a empresa evoluindo, mas cada um tem papel específico para fazer o funcionamento sistêmico acontecer. A empresa é um sistema composto por pessoas especialistas em suas áreas de atenção.

A descrição dos cargos é a bússola

A descrição dos cargos é importante por pelo menos três motivos:

  1. Oferece visão clara dos papéis e alçadas (raio de abrangência, decisões e interferência direta de cada um)
  2. Provê à direção uma perspectiva abrangente da organização e seus players.
  3. Apóia nas decisões estratégicas e plano de crescimento.
  4. É fundamental em momentos de substituição de pessoas. Em caso de perda repentina de algum colaborador, a organização tem a descrição do cargo que será assumido por outra pessoa, e assim, a substituição ocorre mais rápida e assertivamente.

RH Denorex – O RH que parece, mas não é não executa e nem participa da aplicação. O seu RH é de verdade, ou só parece RH, mas não é?

No próximo artigo, trataremos de mais uma ação básica, prerrogativa do RH. Confira na próxima semana.

Todas as semanas um artigo novo.

Cláudia Krüger é Sócia na Emovere You 

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.