28 dez 2016

Ingredientes para seu sucesso em 2017

Estamos apenas há 4 dias de 2017 e eu quero compartilhar com você insights importantes que um dia recebi, fizeram e ainda fazem diferença na minha vida. Que esses possam ser também os ingredientes para seu sucesso em 2017
Espero que isso faça diferença na sua vida também, porque certamente não apenas você, mas as pessoas ao seu redor também se beneficiarão à medida que você for experimentando essas verdades e constatando como elas funcionam.

Ano novo chegando muitas pessoas pensam e algumas até escrevem objetivos para o ano seguinte. São muitos planos, sonhos, desejos e a fé de que vai realizar cada um deles é grande. Esse período entre natal e ano novo tem o poder de gerar em nós um grande otimismo e vontade de fazer coisas novas, virar a página, reconstruir e evoluir. Isso é ótimo! 

Sonhar e realizar

Sonhar é importante pois deixa a vida interessante. Nos impulsiona na direção de realizações e conquistas. Nos mantém em movimento. Por outro lado podemos nos iludir e ficar nos “alimentando” de sonhos apenas, sem realmente desfrutar do prazer de materializá-los.

Para evitar que isso aconteça existe uma sequência de passos, ações, que você pode fazer para que efetivamente realizar seus planos, concretizar, trazer à vida seus sonhos, sejam eles materiais: casa própria, promoção e aumento de salário, o carro tão sonhado; emocionais: alcançar equilíbrio emocional, diminuir o estresse, ser menos raivoso; espirituais: praticar, tangibilizar a religião que professa, praticar caridade [de fato], investir mais tempo no cultivo da fé, físicos: diminuir a barriguinha, eliminar o cansaço excessivo, melhorar a resistência física; intelectuais: aprender inglês, dominar excel, fazer o mestrado que tanto quero. Enfim. Cada pessoa tem seus sonhos secretos ou não e a realização do sonho é de responsabilidade do sonhador.

Seja você empresário, empreendedor, empregado, estudante, administrador(a) do lar, experimente seguir essas orientações para finalmente tirar seus sonhos do papel e torná-los realidade.

4 D e um P, os ingredientes

Desejo

O desejo é o pontapé inicial da realização do sonho, e aqui é sinônimo de sonho. É a faísca inicial na mente, no pensamento, que desperta a sua atenção para uma direção. Precisamos desejar algo para termos impulso nas ações para fazer acontecer. O desejo é importante, mas se alimentado de forma incorreta não deixará de ser apenas desejo.

Decisão

A decisão é o estágio seguinte e o início da realização. Você não apenas sonha e deseja algo, mas você agora decide que quer realmente concretizar seu desejo.
Aqui nascem as priorizações: Qual desejo eu quero realizar primeiro? Qual será então meu objetivo principal?

Depois de saber qual é o objetivo principal, vem a decisão sobre o que fazer para chegar lá. Qual é o plano? O que preciso fazer primeiro e depois, e depois, e depois? Preciso procurar ajuda? Com quem preciso falar? Que capacidades preciso desenvolver? Que coisas preciso aprender? Quanto isso vai me custar? Como conseguirei os recursos? Que riscos precisarei assumir?

Tendo um desenho mínimo do que fazer, um plano, é hora de decidir como fazer. Quando vou fazer? Que dias da semana? Que horas? Com quem? Que atividades ou compromissos sociais precisarei renunciar para me dedicar a isso? Que mentores buscarei para me apoiar? Que estratégias vou adotar para os dias de preguiça e desânimo, quando der vontade de desistir? [Não tenha dúvida de que esses dias chegarão. Uma estratégia para enfrentá-los é fundamental]

Disciplina

A disciplina é o fator crítico de sucesso de qualquer planejamento. 
Disciplina é a capacidade de rejeitar qualquer justificativa para deixar de fazer o que precisa ser feito TODOS OS DIAS.
A disciplina é o exercício de abrir mão de recompensas imediatas: escolher escrever o artigo ao invés de assistir ao seriado; escolher assistir a vídeo aula sobre o assunto que você precisa aprender ao invés de ir para o shopping ou para a balada; escolher investir tempo construindo seu site ao invés de simplesmente navegar pelo facebook.

A disciplina deve ser diária e em especial nos primeiros 3 meses, deve ser radical, sem exceções.

Nosso cérebro sempre busca o menor gasto de energia e o caminho mais fácil e conhecido, é por isso que temos dificuldades em estabelecer rotinas novas e produtivas para realizar o que desejamos e mais dificuldade ainda em renunciar as rotinas antigas e mais prazerosas que nos impedem de evoluir e alcançar o que nos propomos. 

Depois que as novas rotinas, hábitos de esforços nas atividades planejadas para a realização dos seus objetivos estiverem instaladas, a flexibilização é menos nociva e pode ser admitida com parcimônia. 

Determinação

Determinação é o ato de permanecer firme num objetivo. Não se desviar do objetivo final. Condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo a que se propôs.
Estar determinado a não se contentar com nada menos que o seu objetivo alcançado é um tremendo exercício que certamente lhe trará grandes dividendos – ter um mentor, conselheiro ou amigo do peito comprometido a lhe apoiar é uma ajuda imensa para se manter determinado.

Paciência

A paciência é um ingrediente importante e difícil de se praticar nos dias atuais quando temos quase tudo à distância de um toque. Antigamente nossos pais costumavam consertar coisas quando quebravam, hoje nós as descartamos e compramos outra para substituir. Isso nos prejudica no exercício da paciência. Queremos tudo para ontem e não temos disposição para esperar. Essa competência precisa ser desenvolvida se você quer realmente alcançar seus objetivos, em especial se eles estão ligados com objetivos de médio e longo prazo como empreender e aumentar resultados financeiros, por exemplo. Sucesso do dia para a noite não existe. Precisa haver muita semeadura até que chegue o dia da colheita.
Há que se desenvolver o discernimento para exercer a paciência com sabedoria.
 
Que em 2017 você coloque em prática essas competências e colha frutos dignos de celebração.

Assine nosso blog e receba nossos artigos na sua caixa de email.

Nós da Emovere You desejamos a você um ano de 2017 com muitas realizações.

Nos vemos ano que vem!

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.